terça-feira, 16 de junho de 2015

Vaticano terá 1º julgamento de clérigo acusado de pedofilia no próximo mês


O primeiro julgamento no Vaticano de um clérigo acusado de pedofilia começará no dia 11 de julho, anunciou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, nesta segunda-feira (15).
"O presidente do tribunal de Estado do Vaticano acusou o ex-núncio apostólico da República Dominicana Jozef Wesolowski. A primeira audiência acontecerá em 11 de julho", afirmou.

Wesolowski é ex-arcebispo polonês e diplomata papal que foi destituído do sacerdócio no ano passado após denúncias de pagar crianças para realizar atos sexuais.
Os crimes pelos quais o ex-embaixador foi acusado supostamente foram cometidos durante sua estadia em Roma, entre agosto de 2013 e 22 de setembro de 2014, quando foi detido, assim como durante o período em que atuou como núncio na República Dominicana, entre 24 de janeiro de 2008 e 21 de agosto de 2013.
"No primeiro caso se trata da posse de material pedófilo, um crime que o Papa Francisco incluiu em 2013 na legislação vaticana. No segundo caso, são abusos de menores com base em uma acusação apresentada pelas autoridades judiciais de Santo Domingo", explica o Vaticano.
O religioso é acusado de ter mantido relações com menores de idade em um bairro de Santo Domingo.
"O Tribunal poderá basear-se na análise dos computadores do acusado, mas também em eventuais formas de cooperação judicial internacional, destinadas a avaliar os depoimentos probatórios apresentados pela justiça dominicana", destaca a Santa Sé.
Renúncia de bispos
O Vaticano também anunciou nesta segunda que o Papa Francisco aceitou a renúncia de dois bispos americanos acusados de proteção a padres pedófilos.
O arcebispo de Saint Paul e Minneapolis, monsenhor John Clayton Nienstedt, e seu adjunto, monsenhor Lee Anthony Piche, renunciaram depois que sua diocese foi acusada pelas autoridades dos Estados Unidos de não ter protegido menores de idade em relação a um padre que foi preso por abusos sexuais.
O pontífice aceitou as renúncias com base em um dispositivo do código de direito canônico, que prevê uma punição em caso de falta grave.
O Vaticano não revelou mais detalhes, mas a punição havia sido solicitada por associações de vítimas nos Estados Unidos.
A Santa Sé anunciou na semana passada a criação de uma nova instância do direito canônico para julgar os religiosos acusados de negligência ou de cumplicidade com padres sob seu comando que foram considerados culpados de abusos sexuais.
Esta nova instância não julgará os religiosos na área penal, como acontecerá com Wesolowski, acusado diretamente de crimes de pedofilia.
As medidas de combate aos abusos sexuais de menores ilustram a linha mais severa do Vaticano para enfrentar o problema, que abala a credibilidade da Igreja Católica.

Apesar dos anúncios, no entanto, associações de vítimas afirmam que o Vaticano que não vai suficientemente longe para punir os culpados.

Papa oferece ajuda a Santos para processo de paz na Colômbia


O Papa Francisco ofereceu sua ajuda pessoal e a da Igreja Católica ao presidente colombiano Juan Manuel Santos para o processo de paz com a guerrilha das Farc na Colômbia durante a audiência privada celebrada nesta segunda-feira (15) no Vaticano, disse o presidente sul-americano.

"O que eu puder fazer pessoalmente ou a Igreja, conte conosco. O apoiamos e se precisar que tenhamos um papel estamos dispostos a fazê-lo, a ajudá-lo", declarou o Papa Francisco segundo relatou Santos à imprensa ao término da audiência com o pontífice.
Francisco recebeu a portas fechadas por 20 minutos o presidente colombiano em sua biblioteca privada, no segundo andar do Palácio Apostólico.
"Você é a pessoa pela qual mais rezei, muito, muito e muito, pelo processo de paz e peço, peço por isso", declarou o Papa no início do encontro.
"Vim para isso, para pedir ajuda e iluminação", respondeu Santos.
O governo de Santos e as guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) realizam em Havana (Cuba) desde novembro de 2012 negociações de paz e alcançaram acordos parciais, mas têm pendentes, entre outros, o tema das vítimas após meio século de conflito.
"As vítimas estão no centro para a resolução do conflito", explicou Santos ao pontífice latino-americano, que reiterou sua disponibilidade e a da Igreja.

Revista italiana vaza rascunho da encíclica papal sobre meio ambiente



Um rascunho da encíclica do papa Francisco sobre meio ambiente, que estava prevista para ser publicada nesta quinta-feira (18), vazou e foi divulgada antecipadamente pela revista italiana “L’Espresso”. O texto traz críticas aos acordos climáticos firmados no passado e conclama todas as nações a se comprometerem com a questão ambiental.
Vaticano afirmou que o texto não é a versão final do documento, que permanecerá sob embargo até quinta-feira, segundo a Reuters.
De acordo com o biólogo e sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, o documento vazado provavelmente está próximo da versão que será apresentada pelo papa. “Sem dúvida, é um texto que saiu do Vaticano. Pelo grau de detalhamento, de elaboração do texto, percebe-se que não é um rascunho inicial. É um texto muito próximo da versão final.”
Três pontos principais
Segundo Ribeiro Neto, há três ideias principais na encíclica. A primeira é que existe a necessidade de se tomar medidas urgentes para deter a degradação ambiental e de reconhecer que os países mais pobres são as maiores vítimas desse processo de degradação.
A segunda é que os acordos internacionais já firmados até agora em relação ao meio ambiente foram frágeis porque fatores econômicos se sobrepuseram à busca pelo bem comum. De acordo com o especialista, o texto diz que é necessário adotar uma política mais radical para superar os interesses econômicos de alguns grupos.
A terceira é que a questão ecológica engloba não apenas os aspectos técnicos, científicos, políticos e econômicos, mas também os aspectos espirituais e culturais.
Impacto
Para o especialista, a encíclica pode ter impactos positivos em futuras negociações de acordos climáticos. "Quando o papa Francisco se engaja pessoalmente na luta ecológica, ele como que obriga todos os demais líderes políticos a seguirem seu exemplo", diz.
Neste domingo (14), o papa já tinha falado sobre a publicação, em 18 de junho, de sua encíclica sobre o meio ambiente, convidando à "renovação da atenção sobre a degradação ambiental e sua recuperação em cada território", segundo a agência EFE.
"Esta encíclica está dirigida a todos que possam receber sua mensagem e crescer na responsabilidade para a casa comum que Deus nos confiou", acrescentou após a reza do Ângelus dominical.
O título da encíclica, "Laudato Si", significa "Louvado Seja". "Laudato Si" é a frase inicial do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, escrito em 1225.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Papa cria tribunal para julgar bispos que acobertaram abusos infantis


O Papa Francisco autorizou o julgamento por "abuso de poder" de bispos que eventualmente acobertaram padres denunciados por abuso sexual de menores, informou o Vaticano nesta quarta-feira (10).
Os casos serão julgados por um novo tribunal, uma seção judiciária que estará a cargo de uma sessão da Congregação para a Doutrina da Fé, o braço do Vaticano para doutrinamento, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Segundo ele, os bispos poderão ser julgados se falharam em tomar medidas que preveniriam os atos de abuso.
A partir de agora, a ongregação para a Doutrina da Fé será a responsável por julgar os bispos em relação ao delito de "abuso de poder episcopal". Esse delito foi revisado porque já existia no direito canônico, mas agora estão estabelecidos os mecanismos para abordar os casos, completou Lombardi.
Esta é uma reforma importante para mostrar o compromisso de Francisco na luta contra o abuso sexual de crianças por religiosos. Ele criou no ano passado uma comissão, formada por 17 pessoas de várias nacionalidades e vários laicos, incluindo representantes das vítimas, para lutar contra a ocultação de abusos, uma prática corrente nas últimas décadas dentro da Igreja Católica.
Parte dos trabalhos da comissão é ajudar as dioceses a colocar em prática ações para prevenir o abuso e trabalhar com as vítimas no processo de superação dos traumas. Oito membros são mulheres.
Presidida pelo cardeal americano Sean O'Malley, a comissão elaborou a proposta, que foi aprovada pelo papa.
Francisco autorizou recursos para a criação do tribunal, como a alocação de pessoal. Ele também irá nomear um secretário para auxiliar o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé no trabalho.
O Papa ainda estabeleceu um período de cinco anos para desenvolver a nova seção judiciária e realizar uma avaliação formal de sua eficácia.
Responsabilidade indireta
Grupos de vítimas lutam há anos para que o Vaticano estabeleça procedimentos claros para fazer os bispos serem responsabilizados pelos abusos em suas dioceses, mesmo que eles não sejam diretamente responsáveis pelos atos.
As acusações contra os bispos seriam primeiramente investigadas por um dos três departamentos do Vaticano, dependendo de qual jurisdição o bispo está, antes de ser julgado pelo departamento de doutrinamento.

Papa Francisco pede proteção aos direitos infantis


O papa Francisco fez neste domingo (7) um pedido à comunidade internacional para que promova "o reconhecimento ativo dos direitos da infância" cinco dias antes do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
O papa realizou este pedido durante o discurso pronunciado após a oração do Ângelus dominical da janela do Palácio Apostólico do Vaticano.
"Na próxima sexta-feira se celebra o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Muitas crianças no mundo não têm a liberdade de brincar, ir à escola e terminam sendo exploradas como mão de obra barata", denunciou o pontífice.
Por isso, acrescentou, "espero o compromisso constante da comunidade internacional para a promoção do reconhecimento ativo dos direitos da infância".
O papa também dedicou uma saudação especial aos peregrinos procedentes da Espanha e do Brasil que tinham se reunido na praça vaticana para escutar suas palavras.

Papa indica 1º auditor-geral, em nova medida de transparência no Vaticano


O Vaticano indicou seu primeiro auditor-geral nesta sexta-feira (5), na medida mais recente adotada pelo Papa Francisco para garantir transparência nas finanças assoladas por escândalos na sede da Igreja Católica.
Um comunicado informou que Francisco, que fez da faxina financeira uma das prioridades de seu papado, escolheu Libero Milone, italiano de 66 anos que foi presidente e diretor-executivo da filial italiana da empresa global de auditoria Deloitte.
O cardeal George Pell, chefe do Secretariado para a Economia do Vaticano, declarou que o auditor-geral terá autonomia, liberdade para “ir a qualquer lugar e a todo lugar” no Vaticano para analisar as finanças e a administração de qualquer departamento e responderá diretamente ao papa.
Milone nasceu na Holanda e tem experiência como contador de grandes empresas na Grã-Bretanha, na Itália e nos Estados Unidos. Ele também trabalhou como auditor para o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e para empresas italianas de ponta como a montadora Fiat e o grupo de telecomunicações Wind.
Como resultado da operação por mais transparência, o banco do Vaticano, que foi envolvido em numerosos escândalos no passado, colocou em vigor uma iniciativa abrangente para fortalecer a governança financeira e eliminar os abusos.
O banco, conhecido formalmente como Instituto para as Obras de Religião, endureceu os padrões regulatórios e fechou milhares de contas que estavam inativas ou que se determinou não respeitarem os novos padrões exigidos dos clientes.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

MISSA DE CORPOS CRISTO EM SANTA TEREZINHA-PE

A paróquia de Santa Terezinha-PE celebro nesta quinta feira dia 04/06 a missa do corpo e sangue de cristo o celebrante foi o padre Elton Wilson da nossa paróquia e concelebrou o Diácono Eduardo Oliveira também da nossa querida e amada paróquia  ao fim da missa tinha sido programado a procissão com o santíssimo por varias ruas da cidade mais devido a chuva que DEUS mandou para abençoar a nossa terra. a procissão foi realizada nos corredores da igreja matriz e logo apos tivemos a benção do santíssimo finalizando assim a santa missa do corpo e sangue de cristo  



























segunda-feira, 1 de junho de 2015

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE E ENCERRAMENTO DO MÉS MARIANO

Neste domingo dia 31/05 a Paróquia de Santa Terezinha-PE Celebrou a missa da Santíssima Trindade e encerramento do més mariano a missa foi celebrada pelo padre Elton e concelebrada pelo Diácono Eduardo Oliveira e ao fim da celebração tivemos a coroação da imagem de nossa senhora organizada pelo coordenador dos coroinhas Isac dos Santos